Vida Saudável

Para que esteja sempre à altura das maiores exigências.

Prática de desporto

Com excecional densidade nutricional, rico em fibras, proteínas, vitaminas, e com elevado aporte de sais minerais, como o ferro, o potássio, o magnésio, o zinco, o fósforo e o cálcio, o açaí é o fruto de eleição dos desportistas!

Energizante, é um regenerador muscular por excelência. O relevante teor de potássio previne as tão indesejadas cãibras causadas pelo esforço, e o aporte de ferro e magnésio promove um combate eficaz contra o desgaste físico. Já o zinco, reconhecido anti-inflamatório e antioxidante, ajuda no desempenho do atleta, ao mesmo tempo que reduz os danos causados pelo stresse oxidativo proveniente da atividade física.

Tendo as proteínas um papel fundamental na formação dos músculos e sendo o fósforo um elemento com implicação direta na formação das proteínas, é seguro dizer que este fruto é um forte aliado para quem pretende desenvolver ou manter a boa forma física.

Contributo importante é também o das fibras, que retardam a absorção dos açúcares, controlando desta forma a glicémia e prevenindo quebras de pressão arterial, para que o treino decorra sem imprevistos.

Em competição ou na prática de desporto rotineira, este fruto colmata as necessidades mais imediatas dos desportistas, conferindo-lhes proteção contra quebras energéticas e impulsionando uma adequada recuperação do esforço despendido.

Vida ativa

As exigências do dia-a-dia provocam frequentemente um elevado desgaste físico e mental. E “estar á altura” nem sempre é fácil. O açaí é um poderoso aliado para uma vida que reclama o melhor de si!

Rico em ferro e vitaminas essenciais ao organismo, este fruto destaca-se no combate à fadiga diária, e o seu alto teor de fibras regula a flora intestinal e controla o sistema digestivo promovendo o bem-estar e o equilíbrio.

Já o fósforo desempenha um papel importante no equilíbrio hormonal, na formação das proteínas – tão necessárias á manutenção do sistema muscular -, na integridade dos ossos e dentes, no bom funcionamento dos rins e na manutenção das funções cerebrais. Atua assim na prevenção do enfraquecimento de todos estes “sistemas”, decorrente do avançar da idade e das duras exigências da vida ativa.

O açaí é igualmente adequado para quem adota programas alimentares de perca de peso, o seu baixo índice glicémico e as fibras conferem-lhe a sensação de saciedade durante mais tempo, não deixando contudo de fornecer os nutrientes necessários a uma dieta equilibrada.

Mas os atributos do açaí não ficam por aqui, estudos revelam conter mais cálcio que alguns produtos de origem láctea, fornecendo um contributo considerável para a saúde dos dentes, ossos, unhas e cabelo que começam a perder força na idade adulta.

Seniores

Situando-se no topo dos antioxidantes da atualidade, o açaí contribui ativamente para a prevenção de doenças coronárias e de doenças degenerativas crónicas, pelo extraordinário contributo ao nível das artérias e do cérebro.

Tornando a circulação sanguínea mas fluída, este “super alimento” atua na prevenção de coágulos e da hipertensão, e o elevado teor de ácidos gordos essenciais e lípidos mono e polinsaturados, promove a redução do colesterol e protege o coração.

O açaí é um extraordinário fruto com inúmeros benefícios para a saúde, designadamente ao nível do envelhecimento celular, que contraria com um eficiente combate aos radicais livres.

O seu elevado índice em sais minerais, nomeadamente em cálcio e magnésio, desempenha um papel importante na prevenção da osteoporose e no aumento do desempenho físico, devido a influência sobre a contração muscular.

Contendo também uma relevante concentração de potássio, o açaí torna-se num potente auxiliar para o relaxamento dos músculos, prevenindo dores e combatendo a debilidade dos mesmos.

O seu consumo contribui igualmente para colmatar o défice em ferro, resultante da idade avançada, contrariando desta forma os sintomas de cansaço.

Já o fósforo constante no açaí atua na manutenção das funções cerebrais, no bom funcionamento do rins e na conservação dos ossos e dos dentes, contribuindo para a manutenção de uma vida com qualidade.

Adicionalmente, são atribuídas a este magnífico fruto propriedades anti inflamatórias a anti cancerígenas.

Crianças

As necessidades inerentes ao crescimento infantil são muitas e conhecidas. Para fazer face às mesmas nada mais apropriado que um fruto saudável e nutricionalmente completo.

Rico em cálcio e fósforo, o açaí contribuí para a formação de ossos e dentes saudáveis. Tem igualmente influência na coagulação sanguínea e na formação das células nervosas.

Não menos importante é o ferro que o compõe e que promove um eficiente transporte do oxigénio pelo corpo, contribuindo para um desempenho energético exigente.

As necessidades proteicas em idades jovens são significativas, dado as proteínas fazerem parte da estrutura das células, em particular dos músculos. Com elevado índice proteico, o açaí é um alimento que deve ser incluído frequentemente nos lanches das crianças.

Este maravilhoso fruto é também uma extraordinária fonte de vitaminas, nomeadamente da C. Esta vitamina tem a responsabilidade de preservar o sistema imunológico, tão importante nas crianças, por serem mais frágeis e por estarem constantemente expostas a inúmeras fontes infeciosas.

Não menos importantes são as vitaminas B1 e B2. A vitamina B1 é essencial para o desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso, podendo a sua deficiência causar lesões cerebrais. Já a B2 favorece o crescimento e o desenvolvimento, em especial durante a infância, mantém a saúde dos olhos, da pele e da boca, e promove o incremento de energia no organismo.

Rico em fibras e contendo um reduzido índice glicémico, o açaí promove a saciedade por alargados períodos de tempo, combatendo as quebras físicas e de concentração, para que os mais pequeninos possam tirar o maior proveito tanto das aulas quanto das brincadeiras.

alimentação nativa

Conheça o açaí

O Açaí é um fruto proveniente da região amazónica, há largos séculos adotado pelas populações indígenas como parte integrante da sua alimentação.